quinta-feira, 30 de abril de 2015

ESTE MÊS ACONTECEU: A catástrofe de Chernobyl


Quando em Portugal terminava o dia 25 de abril de 1986, ocorreu na República Soviética da Ucrânia o maior acidente da história da energia nuclear, numa localidade a cerca de 130 km a norte de Kiev, denominada Chernobyl (cerca da 1h 24m local, já de dia 26). Este desastre seria divulgado pelas autoridades da então U.R.S.S. apenas a 28 do mesmo mês quando a Suécia as interpelou sobre as causas de uma estranha nuvem radioativa.
A catástrofe iniciou-se quando duas violentas explosões no reator n.º 4 da central nuclear lançaram chamas a mais de 30 metros de altura, projetando materiais radioativos incandescentes na atmosfera. Segundo os dados oficiais, o balanço feito em setembro seguinte registou 31 mortos e 365 feridos hospitalizados e 135 000 habitantes evacuados da região num raio de 30 km, calculando-se que aproximadamente 6 350 pessoas seriam afetadas por diversos tipos de cancro em resultado das radiações, sem esquecer que 1 000 km2 de férteis campos agrícolas se tornariam improdutivos.
Várias áreas mais distantes ficaram contaminadas, não só nos países limítrofes (Polónia, Roménia, Bulgária, Hungria e Checoslováquia), mas também em muitos outros países europeus como, por exemplo, a Itália, a França, a Holanda e a Dinamarca.



 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário