sexta-feira, 8 de maio de 2015

ESTE MÊS ACONTECEU… o nascimento de Karl Marx

Em 5 de Maio de 1818, nasceu Karl Marx, filósofo e economista alemão, filho mais novo de uma família judaica da classe média. Tendo estudado Direito nas Universidades de Bona e de Berlim, doutorou-se em Filosofia pela Universidade de Iena, em 1841, com uma tese intitulada “Sobre as diferenças da filosofia da natureza de Demócrito e de Epicuro. No ano seguinte, quando o jornal que dirigia em Colónia foi encerrado pela censura, mudou-se para Paris, onde veio a conhecer Friedrich Engels, com quem manteve uma longa amizade e colaboração e com o qual veio a escrever o Manifesto Comunista em 1848.
As teorias de Karl Marx sobre a sociedade, a economia e a política – conhecidas como marxismo – introduziram ideias que revolucionaram o modo de pensar então vigente e influenciaram de modo marcante, a Filosofia, a História, o Direito, a Ciência Política e a Economia, mas também múltiplas outras áreas do saber, permitindo constituir um novo paradigma científico que se pode considerar, no seu todo, um verdadeiro pensamento fundador da interdisciplinaridade.
Recentemente, nos Estados Unidos, as conceções marxistas voltaram a florescer nas salas de aula das universidades e não apenas nos cursos de Ciências Políticas e História, onde nunca tinham sido completamente esquecidas. Por exemplo, na Universidade da Califórnia, em torno do Departamento de Ciências Ambientais, onde habitualmente se prefere a Química e a Biologia, foi formado um círculo interdisciplinar de leitura e comentário dos textos deste grande pensador, juntamente com os de outros como Engels e Antonio Gramsci.

Sem comentários:

Enviar um comentário