terça-feira, 18 de agosto de 2015

ESTE MÊS ACONTECEU… iniciou-se a construção do Muro de Berlim

Desde que em 1949, no rescaldo da derrota germânica na II Guerra Mundial, se constituiu a República Federal da Alemanha (RFA) a partir das três zonas de ocupação ocidentais, a fronteira que a separava da República Democrática Alemã (RDA) foi alvo de proteção; primeiro com o apoio de polícias e guardas fronteiriços e, mais tarde, mediante a colocação de barragens, reforçadas especialmente do lado oriental a pretexto da necessidade de preservar a sua economia planificada e de conter a emigração descontrolada, sobretudo a fim de evitar a “fuga de cérebros” para o ocidente.
Mas vai ser com a intensificação da Guerra Fria que o plano da edificação do Muro de Berlim de início um segredo de Estado começa a ser concretizado por decisão do Partido da Unidade Socialista da Alemanha, apesar das anteriores declarações em contrário do então Presidente do Conselho de Estado da RDA, Walter Ulbricht. Assim, na noite de 12 para 13 agosto de 1961, sem aviso prévio, sob a direção e supervisão da polícia e do exército, começam as obras de uma parte desta barreira que viria a apartar, física e simbolicamente, as duas novas Alemanhas.
Este ícone da Guerra Friae da cisão de um país – que foi sendo reforçado e refeito ao longo dos 28 anos em que se manteve de pé, estendia-se por 45 km de modo a dividir Berlim em duas partes, prolongando-se ainda por mais 115 km. Esta fronteira era também protegida por uma cerca de arame farpado, fios de alarme, trincheiras para impedir a passagem de veículos, mais de 300 torres de vigia e 30 bunkers. Até à sua queda – a 9 de novembro de 1989 – muitas foram os que morreram ou ficaram feridos ao tentar transpor o Muro de Berlim, atingidas pelos guardas ou vítimas da detonação de minas, não sendo fácil fazer uma estimativa exata dos custos humanos dessa constante tentativa de alcançar a miragem de liberdade corporizada pelo acesso ao setor ocidental.

Sem comentários:

Enviar um comentário