terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Prémio Luso-Espanhol de Arte Cultura 2014


A escritora algarvia Lídia Jorge venceu por unanimidade o prémio Luso-Espanhol de Arte Cultura 2014, atribuído pelo Ministério da Cultura espanhol e pela Secretaria de Estado da Cultura de Portugal. O anúncio foi feito no passado dia 26 de Novembro pela editora Leya. O júri justificou o galardão pelo papel que a autora de romances como “A costa dos murmúrios” e “O dia dos prodígios” teve para o conhecimento mútuo de ambos os países.
Este prémio, criado em 2006, tem como intenção distinguir a obra de uma individualidade que incremente a cooperação cultural entre os dois países. Entre os últimos vencedores estão o arquiteto Siza Vieira (2010) e o realizador Carlos Saura (2012).
A escritora já recebeu, entre outros, o Prémio PEN Clube, o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, o Prémio Jean Monet de Literatura Europeia e o Prémio Albatros da Fundação Günther Grass. Em 2013, Lídia Jorge foi considerada pela revista francesa Le Magazine Littéraire como uma das “dez grandes vozes da literatura europeia”.

Sem comentários:

Enviar um comentário