quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Snoezelen – terapias multissensoriais

No passado dia 2 deste mês, no I Congresso Internacional Direitos Humanos e Escola Inclusiva, foi apresentada por Violeta Oliveira e Sylvie Cherondo uma comunicação sob o título “Snoezelen, caminho para a inclusão”. Assistiu à exposição o coordenador do GREI, Doutor Carlos Marques Simões, que, para além do seu interesse específico, salienta o carácter holístico da referida abordagem terapêutica e pedagógica.
A palavra snoezelen provém do holandês, resultando da contração de snuffelen (cheirar) com doezelen (relaxar/ dormitar); este conceito surgiu nos anos setenta através de dois terapeutas holandeses, Jan Hulsegge e Ad Verheul, no decurso do seu trabalho no Instituto De Hartenburg. Segundo a Fundação Alemã de Snoezelen, esta ideia refere-se a “um ambiente especificamente equipado que transmite aos visitantes um sentimento agradável do processo de auto-regulação [permitindo] a estimulação de intervenções terapêuticas e pedagógicas (…)”.
No próximo dia 16 realizam-se as I Jornadas: Terapias Multissensoriais/ Snoezelen Sensibilização e Informação, no Riviera Hotel em Carcavelos, evento para o qual estão abertas as inscrições e que conta com a participação da Dr.ª M.ª José Cid Rodriguez, presidente da ISNA em Espanha, Dr.ª Mercedes Rodriguez, responsável da Tem Sentidos, Eng.º Carlos Palma, responsável de SISTECnais e Dr.ª Sylvie Cherondo, formadora Snoezelen.

Sem comentários:

Enviar um comentário