quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

“Nous sommes tous Charlie”

Após o atroz massacre terrorista do passado dia 7 de janeiro – que vitimou cinco cartoonistas do Charlie Hebdo – foi hoje colocada à venda mais uma edição desta publicação polémica, desta vez com uma tiragem de três milhões de exemplares, em lugar dos habituais 60 000, numa versão em cinco línguas, entre as quais o árabe.
As controvérsias entre o Charlie Hebdo e alguns setores do islamismo começaram em 2006, quando a revista reproduziu caricaturas do jornal dinamarquês Jyllands-Posten sobre o Profeta do Islão. Em novembro de 2011, depois de publicar uma caricatura de Maomé intitulada Charia Hebdo, uma bomba incendiária atingiu a sede deste semanário libertário e, em 2013, foi a vez de o seu site ter sido atacado por hackers fundamentalistas.
O Charlie Hebdo – nome inspirado no personagem dos Peanuts Charlie Brown, mas também como uma referência irónica a Charles DeGaulle –, nasceu em 1970 como forma de contornar a proibição da sua antecessora Harakiri Hebdo, após esta ter difundido uma caricatura sobre a morte do general. Esta tentativa de silenciar a publicação já tinha antecedentes, por exemplo, quando em 1966 a Harakiri foi banida por 6 meses sob a influência de Yvonne DeGaulle, esposa do presidente francês.


“Call for papers”


The Global Advanced Research Journal of Management and Business Studies é uma revista multidisciplinar com revisão por pares, de acesso livre, com uma periodicidade mensal, que tem como objetivo contribuir para expandir o conhecimento nos domínios que aborda.
Nesse sentido, foi solicitada ao GREI a difusão do pedido de envio de originais, relativos a pesquisa básica ou aplicada, a estudos de caso, a recensões de literatura, a artigos de opinião, a inquéritos, a ensaios ou a comentários críticos. As respetivas propostas deverão ser enviadas para: garjmbs@garj.org, sendo a sua aceitação confirmada num prazo de quatro semanas.
 As normas a seguir pelos autores e outros tópicos relevantes podem ser consultados em:  http://garj.org/garjmbs/guide.htm.

Cadernos do GREI n.º 22

A IDENTIDADE DO PROFESSOR: 
uma abordagem sociopsicológica do desenvolvimento pessoal e profissional
CARLOS MARQUES SIMÕES
Partindo de uma abordagem sociopsicológica que equaciona determinados aspetos da pessoalidade e da profissionalidade, com base em modelos e teorias relativos à problemática da identidade, procura-se delinear um quadro de referência que possa contribuir para compreender e superar a crise identitária que, nos nossos dias, dificulta a construção de uma adequada identidade do professor.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Sociologia e Intervenção Social em Saúde


Estão abertas, até ao próximo dia 12 de Fevereiro, as inscrições para o Curso de Pós-Graduação em Sociologia e Intervenção Social em Saúde (60 ECTS) da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) que se destina a todos os licenciados interessados em desenvolver competências neste domínio.
O curso conta com um corpo docente de reconhecida qualidade científica, proveniente de instituições de ensino superior prestigiadas e tem como objetivo dotar os alunos de instrumentos teóricos e empíricos passíveis de alargar e aprofundar as suas competências analíticas, de investigação e de intervenção no domínio da saúde.
Com vista a que os estudantes possam prosseguir para obtenção do grau de mestre (devendo para o efeito elaborar uma dissertação de mestrado, com 30 ECTS, perfazendo um total de 90 ECTS), está previsto formalizar o processo junto das entidades competentes.

Informação mais detalhada pode ser consultada em:
Qualquer esclarecimento adicional pode ser obtido através do e-mail: pgsiss2014@gmail.com

Conselho Editorial da OMNIA


No passado dia 21 de outubro reuniu pela primeira vez o Conselho Editorial da OMNIA: Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes – cuja constituição foi feita com base num núcleo de docentes da Universidade do Algarve.
Nesta reunião, a que não pôde comparecer, por motivos imprevistos, a Prof.ª Maria Helena Martins, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, estiveram presentes todos os restantes membros, que podem ver-se, na foto acima, da esquerda para a direita: Rosanna Barros, da Escola Superior de Educação e Comunicação, Francisco Baptista Gil, docente da mesma escola e diretor-adjunto e editor da revista, Ida Lemos, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Helena Ralha-Simões, diretora da revista e Carlos Marques Simões, coordenador do GREI, ambos professores aposentados da universidade.
O primeiro número da OMNIA integrou artigos de autores nacionais e estrangeiros e foi publicado on-line no final de outubro último, tendo abordado a temática da resiliência e sido coordenado pela Prof.ª Helena Ralha-Simões. O próximo número, de natureza não temática, é coordenado pelo Prof. Francisco Baptista Gil e será publicado no próximo mês de abril, estando aberto a colaborações não solicitadas que podem ser enviadas até final de fevereiro.

O cinema regressa à Gulbenkian

O cinema volta a ser exibido na Fundação Gulbenkian, em Lisboa. Começa com um ciclo dedicado à comédia que incluirá 20 filmes, entre os quais Uma mulher para dois (1933), Com a verdade me enganas (1937), Casamento escandaloso (1940), As noites loucas do Dr. Jerryll (1963) e O Rei da comédia (1983). Neste ciclo, que se iniciou no passado dia 1 de dezembro e terminará a 21 de fevereiro, estão representados autores como Charlie Chaplin, Buster Keaton, Frank Capra, George Cukor, Federico Fellini e Woody Allen.
 A coordenação do ciclo é da responsabilidade do diretor do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas, Rui Vieira Nery, e do realizador João Mário Grilo que assume a programação.
Para o regresso da sétima arte foi renovada a sala de cinema do Grande Auditório, que ficou com capacidade para 900 espetadores. Aquele espaço – utilizado durante os anos 70 e 80 quando os filmes eram tradição na Gulbenkian – foi agora equipado com as mais modernas tecnologias que permitem uma qualidade de som extraordinária.

OS ROSTOS DO GREI: Ida Lemos

Ida Lemos
É atualmente Professora Auxiliar no Departamento de Psicologia e Ciências da Educação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Algarve. Colaboradora do GREI desde o início de 2014, integra o Conselho Editorial da OMNIA – Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes
 Tendo obtido uma licenciatura em Psicologia Clínica pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra no ano de 1989, concluiu posteriormente o curso de mestrado em Psicologia da Saúde, em 1992, na Universidade de Liverpool no Reino Unido. Alguns anos mais tarde, em 2007, obteve o grau de doutoramento em Psicologia, na especialidade de Psicologia Clínica, na universidade onde atualmente leciona.
Entre outras atividades, é também investigadora no CIEO (Research Center for Spatial and Organizational Dynamics). Os seus interesses de investigação enquadram-se na área da Psicologia da Saúde e no âmbito da Psicopatologia do Desenvolvimento.