terça-feira, 4 de novembro de 2014

Livros da Nossa Memória


Lançado pela Cortez Editora em 2001, o livro Resiliência e Educação, que se encontra atualmente esgotado, ajudou a difundir o conceito de resiliência no Brasil. Nas palavras do seu apresentador, Ebenezer de Menezes – professor da Universidade de São Paulo –, é uma obra inovadora, a começar pelo título, que, na opinião do seu organizador, José Tavares – doutorado pela Universidade Católica de Lovaina – e, na altura, professor agregado em Psicologia na Universidade de Aveiro, aborda uma realidade – a resiliência – que não poderá estar ausente dos novos sistemas de formação e de educação. 
Em 2008, na Revista Educação em Destaque, Cláudio Pellini Vargas – professor especialista em desenvolvimento humano do Colégio Militar de Juiz de Fora, em Minas Gerais –, retomando a análise deste livro, considera que ele apresenta textos de profunda relevância para pesquisadores da área educacional, aproveitando para salientar o prefácio de Vera Placco – professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – onde se inclui uma síntese das ideias centrais expressas nos cinco originais de diferentes autores de Portugal e do Brasil que constituem a obra, na qual se destaca o primeiro capítulo da autoria de Heloísa Szymanski e Maria Angela Mattar Yunes, Resiliência: noção, conceitos afins e considerações críticas que aborda historicamente este conceito.
Nesta significativa publicação, colaborou a investigadora do GREI, Helena Ralha-Simões – professora da Universidade do Algarve – que, no capítulo Resiliência e desenvolvimento pessoal, problematiza o processo de construção de significados pessoais como resultante de diversos aspetos, tanto internos como externos, proposta essa que pode ser entendida como centrada no indivíduo mas que, efetivamente, visa a totalidade do seu contexto ecológico.

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