terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Foral manuelino exibido em Faro

O foral manuelino atribuído à cidade de Faro em 1504 está de regresso à capital algarvia, depois de ter permanecido um século em Coimbra. O documento que, em 1915, tinha sido colocado em exibição no Museu Machado de Castro está agora em exibição no Museu Municipal de Faro.
Faro, uma das mais importantes povoações do Gharb muçulmano, atingiu o seu apogeu no século XII como entreposto comercial entre o Mediterrâneo e o Atlântico. Conquistada em 1249 por D. Afonso III recebeu o seu primeiro foral em 1266, tendo vindo depois, progressivamente, a perder a sua importância inicial, a favor de outras cidades como Tavira e Silves que a suplantaram. O novo foral, outorgado pelo rei D. Manuel I, inclui uma lista de produtos que podem ser transacionados em Faro, bem como os respetivos impostos.
O objetivo da Câmara Municipal de Faro é que este significativo documento, cedido temporariamente à cidade, seja entregue em definitivo ao seu museu municipal. O pedido já teve um parecer positivo por parte da Direção-Geral do Património Cultural e espera agora luz verde do Governo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário