No início do mês passado,
foi colocado on-line pela Organização Mundial do
Turismo um
importante recurso – em inglês e em castelhano –, concebido para orientar os
agentes de turismo e melhorar a acessibilidade para os destinos, instalações e
serviços em todo o mundo.
O “Manual on Accessible Tourism for All –
Public-private partnerships and good practices” é a primeira publicação técnica do
género que visa contribuir para a criação de circunstâncias de igualdade no
âmbito turístico. Para tal, procura providenciar o conhecimento técnico
essencial para proporcionar enquadramentos turísticos acessíveis, sejam eles naturais
ou edificados para o efeito.
Pretende-se, deste modo, que o acesso universal ao turismo seja uma
realidade desenvolvendo atividades e produtos que abranjam uma vasta gama de
destinatários com alguma forma de dificuldade, designadamente deficientes
visuais, auditivos, e motores, mas também aqueles que apresentem outras
situações como dificuldades de aprendizagem, cognitivas, perturbações da fala
ou hipersensibilidade à luz, bem como os indivíduos com multideficiências.
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