quinta-feira, 14 de maio de 2015

BRAIGO – Braille + LEGO

 Shubham Banerjee, com apenas 12 anos, curioso sobre como conseguiriam ler as pessoas com deficiências visuais, pesquisando na internet ficou preocupado com o difícil acesso à escrita Braille, pois que, dos 35 milhões de cegos do mundo inteiro, cerca de 90% vivem em países subdesenvolvidos com escassos recursos financeiros e as impressoras que produzem esse tipo de texto são muito dispendiosas, custando entre dois mil e quinze mil dólares.
Encontrou a necessária solução – uma impressora Braille de baixo custo que pudesse facilitar o acesso de pessoas necessitadas à leitura e à alfabetização – usando a criatividade, um jogo da LEGOMindstorms – e algumas outras peças reaproveitadas (como um rolo de papel de uma calculadora), criou a Braigo 1.0, compartilhando depois gratuitamente a sua descoberta.
Em breve esta invenção ganhou destaque internacional e atraiu a atenção quer dos deficientes visuais quer das grandes corporações, merecendo-lhe diversos prémios que o transformaram num jovem empreendedor, cuja empresa – Braigo Labs Inc., com sede no Silicon Valley. – se propõe expandir a produção desta impressora. Nesse sentido, no decurso de 2015, disponibiliza 20 a 25 protótipos a instituições ligadas com deficientes visuais, cujo feedback permitirá aperfeiçoar o produto antes do fabrico em grande escala.


Sem comentários:

Enviar um comentário